sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

AS FILHOSES DA MINHA MÃE


 
 
São servidos?

A minha mãe é da Beira, mais concretamente de Mangualde (terra de boa gente), e, por isso sempre houve filhoses á moda da Beira ou seja das estendidas.
Sempre vi a minha mãe a fazer as filhoses sem receita, era tudo a olho, eu, apenas segurava o alguidar, e, limitava-me a acrescentar os ingredientes que a minha mãe pedia.
Quando a minha mãe deixou de fazer filhoses (por questões de saúde) e, tive vontade de as fazer e comer, tive muita dificuldade, em acertar quantidades.
Já estão á venda filhoses estendidas, mas não é a mesma coisa. Não pelo sabor (também são muito boas…algumas) mas, pelo facto de as estar a fazer e fritar, lembra o Natal, lembra a época, lembra tudo, e, recuamos no tempo.
Curiosamente no dia 16 Dezembro, esteve a falar uma psicóloga (as minhas desculpas, mas, não me lembro do nome) no programa da Praça, na RTP, e, falou-nos da Nostalgia de Dezembro, da Saudade (próprio do nosso País), do que tivemos e, do que já não temos…ao fazermos as filhoses, é um recordar com alguma, Saudade, das pessoas que já não estão connosco (estão num outro plano), as crianças que hoje são adultos, os netos que chegaram…tudo o que mudou…aí vem a Nostalgia…

E… voltando ás filhoses, vamos precisar de:

 

Filhós á moda da Beira

1kg farinha s/fermento
30g fermento de padeiro
Sumo e raspa de duas laranjas
1dl vinho do Porto
1dl aguardente
1dl leite
8 ovos
Pitada de sal

Açúcar e canela para polvilhar

 

Coloco a farinha, num alguidar. Junto a raspa, o sal e abro um buraco.
Nesse buraco, coloco os líquidos amornados, e o fermento desfeito, no líquido.
Junto os ovos inteiros.
Com uma mão seguro o alguidar, e com a outra envolvo a mistura muito bem.
Começo a amassar, até ficar uma massa fofa e leve. Como se estivesse a amassar pão.
Tapo com um pano, uma manta, e, coloco em local quentinho (ex: à lareira).
Deixo dobrar de volume.
Coloco a fritadeira a aquecer (mantém a mesma temperatura).
No tempo que fazia as filhoses com a minha mãe, ela colocava a massa estendida, no óleo (dentro do tacho), eu virava e tirava, assim que estivesse lourinha…não me podia distrair…senão queimava.
Com a fritadeira, permite-me fazer tudo sozinha, porque não corro o risco de as queimar.
Tiro pedaços de massa, estico, e coloco no óleo… assim que vem ao cimo, viro e deixo fritar.
Tenho á mão uma tacinha de óleo para untar os dedos, assim é mais fácil esticar a filhós.
Coloco as filhoses em papel absorvente e deixo arrefecer, para congelar.

Saboreie as filhoses polvilhada com açúcar e canela…e, recorde, tempos idos… feliz Natal 
 





 

Sem comentários:

Enviar um comentário