terça-feira, 18 de julho de 2017

O MEU TOUCINHO DO CÉU


Apetece? um doce para adoçar a vida?
 

Há muitas receitas de Toucinho do Céu, com mais ou menos ovos, com Doce de Chila (ou Gila) ou não ... é sempre um Doce altamente calórico, com muito ovo, muito doce ... mas servido com uma taça de vinho é ... perfeito... para nos adoçar a vida...
Desde que experimentei esta receita, nunca mais quis outra... também só o faço quando tenho muitos ovos, independentemente da época...
Este tipo de doces conventuais, fazem-se normalmente no Natal ou Páscoa, eu faço quando tenho ovos... vamos lá à receita...

Toucinho do Céu

500g açúcar
150g amêndoa ralada
3 c/sopa de doce Chila (eu coloco um frasco)
18 gemas
2 claras
Açúcar baunilhado
farinha e manteiga q.b.

Derreta o açúcar em dois dl de água e leve ao lume, até atingir ponto pérola (180º C). Eu deixo ferver 3 minutos exactos.
Adicione a amêndoa ralada, o doce e o açúcar baunilhado. Deixe ferver um pouco.
Entretanto, misture sem bater, as gemas e as claras, para juntar ao preparado anterior, depois de ter deixado arrefecer um pouco (assim não há perigo dos ovos talharem).
Coloque novamente o doce ao lume para cozer as gemas, tendo o cuidado de não deixar levantar fervura e sempre a mexer.
Retire do calor e, depois de frio, deite numa forma barrada com manteiga e polvilhado de farinha. Prefiro forrar c/ papel vegetal, untado e polvilhado, para evitar surpresas...
Em seguida leve ao forno brando, durante 1h.
Depois de desenformado, sacuda a farinha e polvilhe de açúcar pilé.


A calda fervida com o doce de Gila e a amêndoa... deixa-se arrefecer...



Os ovos devem ser apenas mexidos para juntar à calda



Acabadinha de sair do forno...basta deixar refrescar e servir com uma taça de vinho... são servidos?


Sem comentários:

Enviar um comentário