quarta-feira, 17 de outubro de 2012

" Culturas de Outono 2"

No passado dia 15, entrámos na Lua Nova... dizem os antigos que esta fase da lua é favorável às partes subterrâneas...então vamos ao trabalho.... já tinha arranjado um bocadinho de terra para semear as cebolas, só faltava mesmo era esperar pela lua.
 
Semeei agora a valenciana, para o mês que vem vou semear a cebola de setúbal portuguesa.
 
A cebola valenciana, é uma cebola dura, boa para cozinhar, está pronta a colher em Junho.
A cebola de setúbal, mais macia, suculenta, amadurece mais cedo, boa para comer em cru, mas também espiga mais cedo, está pronta a colher em Maio. 
 
 
 




 
 
Alguém me consegue dizer como acabo com este trevo... tenho a horta minada.
Reproduzem-se por cebolinhos, dá uma flor lilás, ando sempre a catar estes cebolinhos, mas quando a freze passa... dá para imaginar .... espalham-se e, cada vez tenho mais... acabam por tapar as plantinhas pequenas.


....................................................................................
 
 
Cebola - a cebola crua é anticancerígena, purificadora do sangue e aumenta as defesas do nosso organismo.
A cebola é da mesma família do alho, é de origem Asiática, mais precisamente da Sibéria e é cultivada desde a antiguidade.

Na cebola encontra-se uma das enzimas mais importantes do organismo, o selênio que funciona como antioxidante, protegendo as nossas células contra possíveis agressões.
É esta protecção que actua sobre o revestimento interno das paredes dos nossos vasos sanguínios, regulando ou até extreminando possíveis formações de coágulos, evitando enfartes do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais ou embolias pulmonares.

A cebola crua possui outras propriedades curativas: purifica os intestinos, afasta bactérias e fungos e depura o sangue e o fígado de substâncias prejudiciais. Ela contém substâncias antibióticas. Aumente as defesas imunitárias, é antibactériana e antiviral.

A ingestão da cebola crua, ajuda também a reduzir os níveis de colesterol, dado que aumentam os níveis de lipoprotaínas de alta densidade (HDL), moléculas especiais que removem o colesterol dos tecidos orgânicos e das paredes das artérias.

Assim a cebola crua protege-nos dos efeitos nocivos dos alimentos sobre o sangue, dado que contem uma substância que evita a coagulação do sangue e que aumenta a velocidade da dissolução de coágulos

É um alimento de largo espectro, com muito poucas contra indicações. Ou seja: Para quem sofre de acidez estomacal a cebola não é indicada. Deixa também um hálito um pouco desagradável, mas isso resolve-se mastigando um grão de café, que, corta de imediato o cheiro deixado pela cebola.

Porque é que a cebola crua é anticancerígena?
A sua acção deve-se ao facto de fortalecer o nosso sistema imunológico e inibir a proliferação de células temorais. Por outro lado, o seu elevado potencial antioxidante contraría o stresse oxidativo gerador de radicais livres que lesionam as células e dão origem a alterações cancerígenas.

Conclusão: A cebola crua serve, tanto para prevenir como para curar, visto que aumenta as defesas do nosso organismo em detrimento das células cancerígenas.


Mais culturas de Outono aqui: 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário